quinta-feira, 29 de março de 2012

Deu saudade da cajuína...

Assim que cheguei aqui em Acapulco, experimentei Yoli, um refrigerante que só é vendido aqui no estado de Guerrero. É um refrigerante, ou refresco como dizem em espanhol, que tem um sabor de limão, muito próximo ao sabor do Sprite. Instantaneamente, como um piauiense orgulhoso, lembrei da saborosíssima Cajuína. Não devido ao sabor do refrigerante, mas sim por conta da sua comercialização bem restrita.
                 
Como bom piauiense, adoro tomar cajuína. Claro que estou sentindo muita falta dessa iguaria nordestino! Apesar de a Yoli ser vendida somente aqui em Guerrero, a cajuína se sobressai muito mais exótica! Feita de uma fruta tropical e com um sabor tão diferente de todos os outros refrigerantes, a cajuína encanta não só aos piauienses, mas a várias pessoas de outros estados brasileiros e até estrangeiros também. A bebida tá ganhando espaço que já fazem até no Ceará e Rio Grande do Norte. Talvez há em outros estados nordestinos também, mas com certeza o sabor único e incomparável será sempre da piauiense...
                  
Ir assistir aula é uma coisa já corriqueira. O que que saiu do meu convencional foi encontrar CAJÚ aqui em Acapulco! Isso mesmo! Encontrei cajú no caminho da universidade. Na verdade, o pé de cajú está na frente da minha unidade acadêmica, porque como já expliquei, as unidades acadêmicas ou centros acadêmicos, estão separadas. Não estão em um mesmo campus. Eu quase caio para trás quando vi que eram cajús mesmo! hahahahahahaha Saí gritando pra todo mundo que a fruta era muito típica no meu estado e que fazíamos um "refresco" natural "muy rico". 
                 
Aqui, o cajú é "marañona". Fui tentar explicar como se fazia a cajuína (el refresco de marañona) e muitos ficaram curiosos e pediram para que eu fizesse cajuína. hehehehehehe Aí, tive que explicar que apesar do processo parecer simples, é um processo artesanal e não é tão fácil como parece. Mas eu gostaria muito saber e poder fazer cajuína para que os mexicanos experimentassem o pouco do Piauí...










                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário