quinta-feira, 31 de maio de 2012

O Museu Frida Kahlo

Como vocês já sabem, uma das minhas paixões é adquirir conhecimento. Nada como um bom museu, né verdade? Tive muita sorte de conhecer alguns estando na Cidade do México. Espero conhecer outros em breve. O último museu dessa etapa é o da pintora Frida Kahlo. O museu é na casa onde a pintora viveu. E pense num casarão. Os cômodos não são muito grandes, mas o terreno sim. Os jardins me encantaram e dão um toque bastante especial ao museu, com uma beleza bem singular.

Frida Kahlo é uma das maiores expressões artísticas mexicana, e creio que a pintora mais famosa do país. Apesar do pouco tempo de vida, ela desenvolveu trabalhos incríveis. Uma das coisas que me chamou muito a atenção foi o patriotismo. Ela tinha muito orgulho de ser mexicana e das tradições e costumes do seu país. Infelizmente, ela sofreu um acidente que a deixou com várias sequelas, entre elas não poder ter filhos. O que ela não quis aceitar por muitos anos.

No museu tem muitas coisas que ela usava em seu ateliê de pinturas. Pincéis, frascos de tinta (com a tinta seca), óleos e outras ferramentas de trabalho. Muitas de suas coisas foram conservadas. Até a cama que tinha um espelho no teto que ela usava para pintar os autoretratos tá em exibição. No museu tem muitos trabalhos não concluídos. Se você quiser, pode dar uma voltinha no museu sem sair de casa: http://www.recorridosvirtuales.com/frida_kahlo/museo_frida_kahlo.html O site permite um passeio virtual pelo museu.

A Casa Azul, hoje o museu Frida Kahlo, possuia vários cômodos fechados e que passaram décadas para serem abertos. Em uma das placas informativas há uma parte onde fala da amizade entre a pintora e Pablo Picasso. E que quando abriram esses cômodos que passaram vários anos trancados, encontraram brincos que o pintor espanhol deu de presente à pintora mexicana. Procurei os benditos brincos no museu e não achei! ¬¬'

Bom, assim como outros museus que não são de propriedade do governo, temos que pagar uma taxa para tirarmos foto. Quando entrei a mulherzinha só disse que não podia tirar foto. Eu achei até estranho porque já tinha visto os museus que cobravam para tirar foto. Esse podia, mas só se pagasse a bendita taxa que eu descobri depois de ter visitado 75% do museu e prestes ao horário de encerramento. Então, praticamente, só tirei fotos dos jardins. Mas consegui tirar algumas dentro do museu. =)








Quarto de Diego Rivera

Ferramentas de trabalho

Biblioteca particular

No fundo te a cama com o espelho para pintar os autorretratos








A cozinha I

A cozinha II








segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Museu Nacional de Antropologia

A Cidade do México está repleta de museus. É um mais interessante que o outro. Vou voltar lá só pra visitar mais museus. Muita gente acha chato esse tipo de passeio, mas eu adoro. Como disse a arqueóloga Niéde Guidon em uma entrevista, "o brasileiro tem que deixar a cultura de só viajar para as praias nas férias e começar a visitar lugares onde poderá aprender algo novo, como museus, sítios arqueológico, etc.". Tudo bem que um praia de vez em quando é muito bom, mas se tiver um museu ou um parque nacional com sítios arqueológicos na cidade que você vai visitar, tire umas 2 horas para visitá-l0. Acredite: eu já aprendi tanta coisa visitando alguns museus. É muita coisa nessa vida que a gente não faz ideia.

Bom, o Museu Nacional de Antropologia me chamou muito a atenção. O museu é enorme e com salas divididas pelas culturas: maia, tolteca, teotihuacan, omelca, culturas do ocidente, etc. As salas são muito grandes, com muitas peças atrativas. O ruim do museu é que ele é muito grande. Você precisaria de 1 dia para visitar cada sala para poder ler as informações de cada placa informativa. Mas como infelizmente não tínhamos tanto tempo e tivemos que fazer um passeio super relâmpago.

Cada sala tem dois pisos de exposição. Infelizmente, só visitamos o primeiro piso de cada sala. Não lembro ao certo se foram 5 ou 6 salas visitadas. É porque algumas culturas têm as salas interligadas. Mas esse museu atraiu demais a minha atenção. Eu lembrei até da Serra da Capivara! Aqui tinha uma pintura rupestre exposta também. Não vi muitas, mas mesmo assim, acho as da Serra da Capivara mais interessante. 

Confiram a beleza e o envolvimento que o museu causa através das fotos.