domingo, 20 de maio de 2012

O Museu da Inquisição

Esse e mais duas postagens que estão por vir serão acerca de museus da Cidade do México. O legal de visitar museus aqui no México é que muitos não pagam se você tiver a credencial estudantil, ou te vendem a entrada pela metade do preço, assim como é aí no Brasil. As entradas que são pagas variam em torno de R$ 5,00 - R$ 10,00. Esse é um dos que aceita a credencial para o passe livre de estudantes. Não sei por qual razão a minha credencial resolveu sair da minha carteira, e quando fui pegá-la para passar sem pagar, ela tinha tomado "chá de sumiço". Aí tive que pagar a entrada. ¬¬' Bom, pagaram a minha, mas mesmo assim me deu muita raiva! Você que é ou foi estudante sabe muito bem como é a vida de um: os centavos são importantes. Estudante já não tem lá tantos benefícios e ainda mais se você for para um lugar que não precisa pagar por ser um e paga porque esqueceu o que comprova que você é um! -.-'

Bom, mudando de assunto... Na verdade, há 2 Museus da Inquisição na Cidade do México. Visitei um deles, mas porque acharam que estavam me levando para o outro! hehehehehehe Mas mesmo assim eu gostei do lugar. O que eu visitei possui como vários pontos, se não me engano são de 1 a 31. Ao entrar, recebemos um mp3 com os áudios referentes a cada ponto. O bacana é que não precisa pagar guia. hehehehehehehe Ao final de cada áudio, vem a mensagem pedindo para nos dirigirmos ao ponto seguinte. A história da inquisição é narrada com algumas representações através de bonecos que parecem gente. Você jurava que eram pessoas mesmo. As expressões faciais dos bonecos assustavam um pouco. Os bonecos demonstram, principalmente, os mecanismos utilizados para tortura. Como estudamos no ensino médio, essa é uma parte em que a Igreja Católica não foi muito feliz. Se você quiser saber um pouco mais dos mecanismos de tortura e execução utilizados nessa época, achei esse site bem legal e que vem com ilustrações:

 O ruim do museu é que você não pode tirar foto. Mas claro que eu sou brasileiro e sempre acho meu jeitinho! =P Não dava pra ficar tirando fotos de mim e algumas não dá pra ver muito bem, mas mesmo assim tirei as fotos. Claro que não apareci nelas porque era arriscar demais, já que os fiscais ficam dizendo pra gente guardar a câmera. XD 










Colocavam a "bruxa" em um lado da balança e a Bíblia no outro.
Se a bruxa pesasse mais que a Bíblia, era culpada.

Um dos mecanismos de execução muito utilizado:
a fogueira.

Esticavam o corpo em uma roda para a girá-la com 
uma placa de brasas no chão.

As bruxas tinham que sentar num "banco" pontiagudo.
A ponta era introduzida no seu órgão genital, e sacos
de areia era postos nos pés para "puxar ao chão" e
intensificar as dores para obterem as confissões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário