quinta-feira, 26 de abril de 2012

As incríveis Pirâmides de Teotihuacán

Pessoal, desculpa não ter publicado antes. Esses dias têm sido muito intensos e cheios de provas, atividades e trabalhos. Enfim, só tive tempo de postar sobre esse lugar maravilhoso agora. 

Quando eu pensei que tinha me impressionado com a beleza de Tula e seus atlantes, fui surpreendido e atraído pela imensidão da cidade das Pirâmides de Teotihuacán. O sítio arqueológico de Teotihuacán fica bem pertinho da Cidade do México. Se por acaso vier visitar a Cidade do México, não deixe que míseros 40 Km não permitam você conhecer esse lugar encantador. Gente, é impressionante ver tudo aquilo de perto. Primeiro, você pensa que o lugar é pequeno, mas depois você vê a grandiosidade da civilização que lá viveu.

Ao visitar o sítio arqueológico, há duas pirâmides que você não pode deixar de subir: a do Sol e a da Lua. Fiquei boquiaberto ao ver aquelas construções. Passei um tempinho olhando para o "cimento" de antigamente. Caramba! É muita criatividade e tecnologia juntas! Você olha e fica se perguntando se aquele monumento imenso foi mesmo criado há cerca de 290 a.C. e prevaleceu até cerca do ano 900. Como eles tinham todos esses aparatos tecnológicos para construírem toda uma cidade esplêndida como Teotihuacán? 

Quando subi na pirâmide do Sol e abri os braços para receber a energia mandada por ele foi uma sensação incrível. Deu pra sentir não só o calor mandado pelo sol, mas também uma energia positiva emitida por ele. Foi muito bom! E foi ao subir na pirâmide do sol que pude perceber realmente a imensidão do lugar. Lá de cima, a gente tem uma vista muito privilegiada. Você percebe como a cidade era organizada e quão desenvolvida era a civilização pré-hispânica. Essa pirâmide é a segunda maior no México e a terceira em todo o mundo. Dizem que realizavam sacrifícios e oferendas aos deuses. E não duvido não! As sociedades antigas tinham outras formas de vida bastante distintas das que temos hoje. E talvez fosse bem melhor. Acho que deveríamos fazer os mesmos rituais antigos, com sacrifícios humanos e tudo. Tenho certeza que os deuses adorariam brincar e receber os políticos como oferendas. Ou talvez não, mas mesmo assim, sacrificaríamo-los, não concordam?

A pirâmide da Lua é menorzinha e está com uma parte interditada. Mas é muito interessante também. E temos outra vista da cidade. Agora, eu teria que voltar lá à noite pra poder receber as energias da Lua, já que recebi as do Sol na pirâmide do Sol... Vou fazer uma campanha pra voltar lá! hehehehehehehe

Claro que assim como lembrei das minhas primas e amigos historiadores ao visitar os atlantes em Tula, lembrei deles em Teotihuacán também. Acho que eles iriam gostar muito de visitar o lugar. Talvez até se impressionassem bem mais com os resquícios gigantescos e incríveis da cidade e passassem um tempão vendo tudo com um olhar de apaixonado e vislumbrado com o lugar. 

Vou deixar que as fotos demonstrem um pouco da maravilha que é o lugar...





































quarta-feira, 18 de abril de 2012

Os Atlantes de Tula

Os povos pré-hispânicos que viveram aqui no México deixaram um legado gigantesco. Em minha viagem à Pachuca, no estado de Hidalgo, pude conhecer os Atlantes que estão na cidade de Tula. Os monumentos são representações de guerreiros da cultura tolteca. Não sou historiador, ou muito menos arqueólogo pra saber uma ruma de coisas acerca dessa civilização. Mas que o lugar é encantador, isso é! Antes de visitar os monumentos, demos uma passadinha no museu. =)

Bom, agora vamos fazer uma revisãozinha básica! Claro que todos aprenderam o nome do templo, né? Até porque é bem "facim"! Repitam comigo: Templo de Tlahuizcalpantecuhtli. Isso mesmo, gente! Tlahuizcalpantecuhtli. Né fácil? Eu sabia que vocês iam conseguir lembrar! hehehehehehehe Um nome tão comum como esse não se esquece facilmente! hahahahahahaha

Além da pirâmide com os atlantes, tem um campo de quadribol! hahahahahahaha Tá, não sei ao certo os nomes dos jogos, mas eu disse que o campo era de quadribol! heheheehehehehe Bom, o campo era pra uma espécie de jogos da época. O Javier, um dos guias contratados pela gente (hahahahahahahaha), tava me explicando como era que faziam o "gol". Não era muito fácil não, mas tudo bem. Tá, o Javier não era um guia do tipo guia oficial. hehehehehehe É um amigo que se ofereceu para levar a gente nos atlantes e em Teotihuacán. XD

Gente, não tem como descrever a sensação de estar em um lugar como esse. É toda a história de um povo reunida em um lugar. Tem muito plano de fundo que nem sequer imaginamos. É fascinante você ver bem de pertinho as coisas que estudamos e aprendemos (ou não) nas aulas de história. Eu que faço Letras/Inglês sou fascinado por essas coisas históricas, imagina pra quem estuda essa área. Eu me senti todo bobo por poder conhecer. Imaginei amantes da história como minhas primas Elaine e Roberta e meus amigos Wesley e Igo Castro. Elaine, Roberta e Wesley já são formados. O Igo estudou comigo no fundamental e está fazendo História na UFPI. Fiquei imaginando o quanto eles gostariam de estar no meu lugar e aproveitar cada segundo da experiência. Não só eles, como outros amigos e familiares, é claro.

Como costumam dizer que uma imagem vale mais que mil palavras, deixarei que as imagens falem por si. Espero voltar lá algum dia e que as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer possam viver e sentir a sensação maravilhosa que senti...


No caminho







Minha cabeça de bandeja para a oferenda

Diz se não parece o Piauí...

O campo de quadribol 
O jogo se chamava Juego de Pelota 1

Oia eu 3 "veiz"! 






Os gaiatos lá atrás

Fiquei fascinado com a tecnologia da 
construção da pirâmide








Eu lá no fundo



Luiz, Javier, Natália e Eu



O muro das serpentes: lembrei de um monte de gente