quarta-feira, 18 de abril de 2012

Os Atlantes de Tula

Os povos pré-hispânicos que viveram aqui no México deixaram um legado gigantesco. Em minha viagem à Pachuca, no estado de Hidalgo, pude conhecer os Atlantes que estão na cidade de Tula. Os monumentos são representações de guerreiros da cultura tolteca. Não sou historiador, ou muito menos arqueólogo pra saber uma ruma de coisas acerca dessa civilização. Mas que o lugar é encantador, isso é! Antes de visitar os monumentos, demos uma passadinha no museu. =)

Bom, agora vamos fazer uma revisãozinha básica! Claro que todos aprenderam o nome do templo, né? Até porque é bem "facim"! Repitam comigo: Templo de Tlahuizcalpantecuhtli. Isso mesmo, gente! Tlahuizcalpantecuhtli. Né fácil? Eu sabia que vocês iam conseguir lembrar! hehehehehehehe Um nome tão comum como esse não se esquece facilmente! hahahahahahaha

Além da pirâmide com os atlantes, tem um campo de quadribol! hahahahahahaha Tá, não sei ao certo os nomes dos jogos, mas eu disse que o campo era de quadribol! heheheehehehehe Bom, o campo era pra uma espécie de jogos da época. O Javier, um dos guias contratados pela gente (hahahahahahahaha), tava me explicando como era que faziam o "gol". Não era muito fácil não, mas tudo bem. Tá, o Javier não era um guia do tipo guia oficial. hehehehehehe É um amigo que se ofereceu para levar a gente nos atlantes e em Teotihuacán. XD

Gente, não tem como descrever a sensação de estar em um lugar como esse. É toda a história de um povo reunida em um lugar. Tem muito plano de fundo que nem sequer imaginamos. É fascinante você ver bem de pertinho as coisas que estudamos e aprendemos (ou não) nas aulas de história. Eu que faço Letras/Inglês sou fascinado por essas coisas históricas, imagina pra quem estuda essa área. Eu me senti todo bobo por poder conhecer. Imaginei amantes da história como minhas primas Elaine e Roberta e meus amigos Wesley e Igo Castro. Elaine, Roberta e Wesley já são formados. O Igo estudou comigo no fundamental e está fazendo História na UFPI. Fiquei imaginando o quanto eles gostariam de estar no meu lugar e aproveitar cada segundo da experiência. Não só eles, como outros amigos e familiares, é claro.

Como costumam dizer que uma imagem vale mais que mil palavras, deixarei que as imagens falem por si. Espero voltar lá algum dia e que as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer possam viver e sentir a sensação maravilhosa que senti...


No caminho







Minha cabeça de bandeja para a oferenda

Diz se não parece o Piauí...

O campo de quadribol 
O jogo se chamava Juego de Pelota 1

Oia eu 3 "veiz"! 






Os gaiatos lá atrás

Fiquei fascinado com a tecnologia da 
construção da pirâmide








Eu lá no fundo



Luiz, Javier, Natália e Eu



O muro das serpentes: lembrei de um monte de gente




Nenhum comentário:

Postar um comentário