É muito comum ouvir a palavra "zócalo" no contexto mexicano. Digamos que o zócalo é a praça principal de uma cidade, ou em alguns casos, a praça da igreja [principal/matriz]. Uma coisa interessante é que os zócalos das cidades são sempre movimentados, assim como as praças, de cidades pequenas ou não. O Zócalo de Acapulco às vezes é uma loucura. Não tem quem consiga passar. Uma vez ou outra, a praça tá com um "amuntuado" de gente! hahahahahaha Às vezes é de alguma coisa política, porque o México está no seu ano de eleição presindencial, ou às vezes são artistas de rua, como palhaços. Enfim, o zócalo é um ponto turístico na cidade.
O Zócalo da Cidade do México, ou Praça da Constituição, é um lugar encantador, como vários outros na cidade e no país. Uma das coisas que me fascina e prende minha atenção é um lugar histórico. Seja ele de pequena, média ou grande "importância" para a história. A verdade é que tudo está repleto de história e tem um plano de fundo que algumas vezes nem temos ideia. Estar no meio daquela praça rodeada de prédios históricos, com uma arquitetura digna de admiração é simplesmente de tirar o fôlego. O lugar é muito bonito.
Claro que não poderia faltar uma igreja no Zócalo, né? A Catedral Metropolitana da Cidade do México é belíssima, bem como outras igrejas que já visitei. Além da catedral, o zócalo abriga o Palácio Nacional, antiga residência presidencial e atual sede do poder executivo. Bom, depois de algumas controvérsias, pude esclarecer se o palácio era ou não a casa do presidente. De uma forma ou de outra, ainda é habitado por ladrões. Assim como a prefeitura da Cidade do México, que também está localizada no zócalo. São lugares tão bonitos para habitar gente corrupta... Sinto a mesma indignação com Brasília. Ah, existem outros prédios comerciais ao redor do zócalo, mas sem perder a beleza arquitetônica do lugar.
Uma coisa interessante, é que tem um painel com pingentes, fotos e pedidos na igreja. Eu não sabia, mas antes de voltar pro Brasil, vou voltar na catedral e deixar uma foto minha! Só que não quero deixar 3x4. hahahahaha Sempre saio mais feio do que o comum. XD
Deixo que as fotos falem por si...
Nenhum comentário:
Postar um comentário